A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE SORRISO –MT SOBRE O EFEITO DA GINÁSTICA LABORAL.

  • Jailson Alves Bomfim
Palavras-chave: Docência; Ginástica laboral; Trabalho;

Resumo

A ginástica laboral é uma atividade que proporciona benefícios para os trabalhadores inseridos em uma empresa, através de exercícios específicos que são executados dentro do trabalho com intuito de melhorar a qualidade de vida dos funcionários e aumentar a produtividade da empresa. O objetivo do estudo foi verificar os benefícios de um programa de Ginástica Laboral, oferecido para docentes de uma escola de rede privada do Município de Sorriso-MT. Caracterizado por um método descritivo de campo e de corte transversal com amostragem de tipo conveniência, com finalidade de verificar e avaliar um programa de ginástica laboral como estratégia de melhoria da qualidade de vida dos professores com abordagem quantitativo-qualitativo, com amostra constituída de vinte e dois professores, entre sexo feminino e masculino. Para a pesquisa foi utilizado um programa de ginástica laboral, executado no intervalo dos professores, com tempo de duração entre dez a quinze minutos, no início e no fim do programa foram aplicados questionários semiestruturados, sendo que o primeiro questionário para obtenção de conhecimento sobre os colaboradores, e um segundo questionário para verificar os efeitos proporcionado por esta prática. Com os resultados obtidos através desta ginástica, foi possível verificar que houve uma percepção acerca da atividade executada, portanto 22 docentes avaliados, 100% notaram alguma diferença após a participação no programa; outro quesito analisado referiu-se sobre a promoção de saúde e bem estar através da ginástica e o bem estar um fator indispensável na docência, cerca de 100% dos professores confirmam a pergunta indagada. O estudo demonstrou a possibilidade de promoção de saúde e bem estar no emprego por meio da ginástica laboral em professores, indicando a necessidade de implantação de mais programas na área educacional para maior produtividade dos professores.

Publicado
2018-02-10