AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SORRISO/MT

  • Jailson Alves Bomfim
Palavras-chave: Educação Física; Dificuldades; Professores.

Resumo

A Educação Física é o alicerce da sociedade, porém no Brasil como na maioria dos países desenvolvido ela se encontra defasada. O trabalho do professor tem se mostrado um processo complexo, cheio de incertezas, conflitos e contradições. Nesse sentido esse estudo teve como objetivo verificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelos professores de Educação Física das escolas públicas do município de Sorriso - MT. Esta pesquisa utilizou inicialmente como ferramenta metodológica uma pesquisa bibliográfica, seguida de uma pesquisa descritiva e exploratória aplicada e pesquisa de campo com abordagem quantitativo-qualitativo de corte transversal, participaram da pesquisa 30 professores de Educação Física. Para o levantamento de dados utilizou-se questionário semiestruturado, contendo onze questões fechadas, as quais procurou analisar: Os obstáculos encontrados na prática pedagógica, de que maneira essas dificuldades afetam sua prática pedagógica e quais medidas seriam necessárias para a superação das dificuldades. Verificou-se que dos 30 professores entrevistados 53,3% encontram as maiores dificuldades no desrespeito dos alunos, 63,3% alegam que utilizam como forma de superação das dificuldades as estratégias didáticas e 40% acreditam que as medidas necessárias para a superação de todas as dificuldades enfrentadas pelos professores seriam melhores políticas públicas. Após realização dessa pesquisa foi possível constatar que os professores entrevistados do município de Sorriso-MT encontram-se com maior dificuldade: O desrespeito dos alunos, o espaço reduzido, a vontade dos alunos de participar das aulas de Educação Física e a falta de materiais.

Publicado
2018-02-10