SABERES E PRATICA DOCENTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Jailson Alves Bomfim
Palavras-chave: Professor; Educação Física; Saberes; Práticas; Escola;

Resumo

Ser professor de Educação Física é uma profissão louvável, que merece respeito e consideração pela nobre missão de quem a exerce, de transmitir seus conhecimentos aos alunos, mas infelizmente, ocorreu uma deterioração das condições de formação e da prática profissional do professorado no Brasil atualmente tão desvalorizado no próprio universo acadêmico, na mídia e na sociedade em geral. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo analisar os saberes e práticas docentes em Educação Física Escolar utilizando revisão de literatura, na qual, verificou-se as principais abordagens pedagógicas ao longo da história no Brasil, o papel da escola na sociedade e do professor de Educação Física, a didática e metodologia aplicada no âmbito escolar, e Educação Física inserida no currículo escolar e sua avaliação. Verificou-se que Quando nos referimos à questão de saberes e práticas docentes, procuramos ressaltar que os professores deveriam ter claramente elucidado o tipo de aluno que ele queira formar. Conclui-se que nesses tempos de rápidas e profundas transformações socais que repercutem, às vezes de maneira dramática, nas escolas, a Educação Física e seus professores precisam fundamentar-se teoricamente para justificar a comunidade escolar e à própria sociedade o que “já sabem fazer”, e, estreitando as relações entre teoria e prática pedagógica, inovar quer dizer, experimentar novos modelos, estratégias, metodologias, conteúdos, para que a Educação Física deva ser mais um elemento no processo histórico de superação dos atuais estágios de vida na sociedade, mais um elemento que, juntamente com outras dimensões sociais, está efetivamente participando na luta pela dignificação da vida de todos os alunos.

Publicado
2018-02-10