O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS OBESAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

  • Thais Mendes Vala Mestre em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos
  • Selva Maria Guimarães Barreto Doutora em Educação, Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A obesidade é uma doença de prevalência crescente, o que faz dela o principal problema de saúde pública das sociedades desenvolvidas e em desenvolvimento, como o Brasil. Devido à preocupação com os índices crescentes de obesidade; e, a importância do desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais e de sua consequente repercussão em níveis mais elevados de atividade física, essa pesquisa consiste em analisar o desenvolvimento motor de crianças obesas regularmente matriculadas no Ensino Fundamental I de uma escola particular da cidade de São Carlos-SP. Para obter os resultados, será feito o Índice de Massa Corporal (IMC) de cada aluno da amostra utilizado, testes motores utilizando a Escala de Desenvolvimento Motor de Rosa Neto, como referência. Além de instrumentos como entrevista, formulário, observação, diário de campo. Ao final dessa pesquisa, a análise dos resultados irá confirmar ou desmistificar o mito existente de que obesos são descoordenados, atrasados em relação a algumas habilidades, agilidade de movimento modificada, dentre outros paradigmas que acabam sofrendo. Será priorizada, durante todo o estudo, a importância da prática de atividade física e o quão estar ativo faz bem para todos.

Publicado
Nov 21, 2016
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VALA, Thais Mendes; BARRETO, Selva Maria Guimarães. O DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS OBESAS DURANTE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Revista Científica-Cultural, [S.l.], v. 1, n. 01, p. 18, nov. 2016. ISSN 2526-0766. Disponível em: <http://cientifica.facem.com.br/index.php/revista/article/view/24>. Acesso em: 18 jan. 2018.