UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESTATÍSTICOS COMO FORMA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS DO CURSO DE AGRONOMIA DA FACEM

  • Ariel Diaz Loaces Químico, Mestre em Educação, Professor e Diretor-Acadêmico da Faculdade Centro Mato-grossense
  • Jacqueline Enéquio de Souza Engenheira Agrônoma pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Mestre em Genética e Biologia Molecular – UEL, Professora e Coordenadora na Faculdade Centro Mato-grossense

Resumo

Os novos softwares ampliam as possibilidades para os professores fazerem uso de computadores em sala de aula, contribuindo assim, na construção do conhecimento de forma mais sólida e ampla. O sucesso da utilização de programas estatísticos em sala de aula depende de vários fatores, tais como: transformações no modo de pensar, escolha adequada do programa, aplicabilidade futura, entre outros. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo identificar o grau de aceitação e os níveis de opiniões dos acadêmicos do curso de agronomia ao utilizar o Excel e o programa estatístico GENES, como ferramenta na disciplina de Melhoramento Genético de Plantas. O experimento se caracterizou por utilizar um delineamento denominado quase-experimento. Durante o semestre, os acadêmicos realizaram cálculos de análise de variância e análise de interação genótipos por ambientes, utilizando primeiramente fórmulas matemáticas. Na sequência, os exercícios foram resolvidos com auxílio do programa Excel. E por fim, eles foram apresentados ao programa estatístico GENES. Ao final da disciplina, foi elaborado um questionário contendo 19 perguntas abertas e fechadas. A amostra foi composta por 37 alunos do sexto semestre do curso de Agronomia da FACEM – Faculdade Centro Mato-grossense. Os dados foram quantificados e verificou-se que o uso do programa estatístico GENES teve um elevado grau de aceitação entre os acadêmicos e pode contribuir para o aprendizado do tema proposto como uma ferramenta na disciplina de Melhoramento Genético de Plantas.

Publicado
Nov 21, 2016
##submission.howToCite##
LOACES, Ariel Diaz; DE SOUZA, Jacqueline Enéquio. UTILIZAÇÃO DE PROGRAMAS ESTATÍSTICOS COMO FORMA DE ENSINO NA DISCIPLINA DE MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS DO CURSO DE AGRONOMIA DA FACEM. Revista Científica-Cultural, [S.l.], v. 1, n. 01, p. 15, nov. 2016. ISSN 2526-0766. Disponível em: <http://cientifica.facem.com.br/index.php/revista/article/view/18>. Acesso em: 18 jan. 2018.