COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS DE 6 ANOS DE IDADE QUE MORAM NA PERIFERIA COM AS QUE MORAM NO CENTRO DA CIDADE DE SORRISO/MT

  • Ariel Diaz Loaces FACEM - Faculdade Centro Mato-grossense
  • Lisandra Barbosa da Silva

Resumo

Na pesquisa realizada, objetivou-se comparar a idade motora e desenvolvimento motor de crianças da periferia e de crianças do centro da cidade, da cidade de Sorriso/MT. Diversos autores consultados consideram que as crianças de centro de cidades praticam atividades mais sedentárias, por estar expostas a perigos reais ou ansiedade dos pais, estes, no intuito de proteção, incentivam fontes de lazer sedentárias, dificultando o desenvolvimento motor dos filhos. Por outra parte, as crianças de periferia das cidades, geralmente de famílias de baixa renda, têm mais facilidades para brincar na “rua” ao ar livre e com menos acesso a brinquedos eletrônicos. A investigação fundamentou-se nas considerações de motricidade global, mediante a determinação da idade motora das crianças proposta por Rosa Neto e o quociente motor que permite avaliar a coordenação motora, proposto por Kiphard e Schilling. A pesquisa, na fase inicial, foi realizada através da aplicação de dois testes: teste de motricidade global e teste de KTK. O estudo feito focou-se a campo norteado pelo método comparativo, analisando-se o desenvolvimento motor das crianças de 6 anos de idade e de ambos os sexos que estudam em uma escola privada, do centro da cidade, e em uma escola pública, na periferia da cidade. Os dados foram processados de acordo com as tabelas de classificação do quociente motor dos testes. De acordo com os resultados, as crianças da periferia obtiveram um melhor resultado em relação às crianças do centro da cidade na idade motora, segundo escala de Rosa Neto, e os resultados também se mantiveram nos testes de KTK de Kiphard e Schilling, através dos quais se analisa a coordenação corporal.

Publicado
Nov 21, 2016
##submission.howToCite##
LOACES, Ariel Diaz; DA SILVA, Lisandra Barbosa. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO MOTOR DE CRIANÇAS DE 6 ANOS DE IDADE QUE MORAM NA PERIFERIA COM AS QUE MORAM NO CENTRO DA CIDADE DE SORRISO/MT. Revista Científica-Cultural, [S.l.], v. 1, n. 01, p. 13, nov. 2016. ISSN 2526-0766. Disponível em: <http://cientifica.facem.com.br/index.php/revista/article/view/11>. Acesso em: 18 jan. 2018.